Como os municípios brasileiros estão se preparando para enfrentar as mudanças climáticas? Que leis estão sendo criadas? Como os recursos estão sendo investidos? Para aumentar a transparência sobre as políticas públicas voltadas ao clima e ao meio ambiente foi criado o Diário do Clima.
Lançada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), a plataforma monitora as decisões governamentais analisando os diários oficiais de mais de 100 municípios, em todas as regiões do Brasil, sendo 25 na Amazônia Legal.
“Grande parte dos municípios brasileiros não tem portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente”, afirma Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. “O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais ou novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”, completa.
A iniciativa foi lançada oficialmente durante o Coda Amazônia 2023, edição regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. O evento, que teve início na última quinta-feira (31) e segue até o próximo sábado (2), reúne profissionais de comunicação, cientistas de dados, acadêmicos e pessoas de comunidades da Amazônia Legal.
Diário do Clima: como funciona
Criado para apoiar jornalistas na apuração de reportagens, além de pesquisadores, organizações da sociedade civil e poder público na formulação de soluções para os desafios relacionados ao clima e ao meio ambiente, o Diário do Clima permite identificar as decisões dos municípios brasileiros que impactam a política ambiental do país.
Por meio da filtragem dos dados pelos assuntos relacionados à pauta climática, a ferramenta captura, diariamente, atos e normativas governamentais publicadas nos diários oficiais e categoriza esses dados por entidades relevantes, com a utilização de mecanismos automatizados de raspagem e processamento de documentos.
Uma das inovações recentes da plataforma é a possibilidade de o usuário receber um alerta sempre que houver uma publicação no diário oficial que corresponda à pesquisa feita sobre o tema de seu interesse.
A ferramenta foi desenvolvida a partir da interface tecnológica do Querido Diário, plataforma criada pela OKBR que utiliza automatização tecnológica para dar mais transparência às informações contidas nos diários oficiais dos municípios brasileiros, simplificando o acesso de qualquer pessoa a dados públicos. O Diário do Clima vai se utilizar do arcabouço criado pelo Querido Diário, que alcança mais de 100 cidades e tem um crescimento constante. Já são mais de 50 milhões de pessoas que podem consultar milhares de diários oficiais em formato aberto.
Quem está por trás da iniciativa
O Diário do Clima foi concebido a partir da iniciativa de seis organizações nativas digitais especializadas em cobertura jornalística sobre meio ambiente, análise de dados e transparência na administração pública e em temáticas relacionadas ao tema: Open Knowledge Brasil, Agência Envolverde, Colabora – Jornalismo Sustentável, Eco Nordeste, InfoAmazonia e O Eco.
A plataforma foi um dos oito projetos brasileiros selecionados no Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina e recebeu apoio financeiro da entidade. As organizações promotoras da iniciativa também investiram recursos próprios no desenvolvimento da ferramenta. O acesso ao Diário do Clima é gratuito, mas alguns recursos extras serão oferecidos por meio de planos pagos.
Via CicloVivo.